A psicologia do esporte é o estudo dos fatores comportamentais que influenciam e são influenciados pela participação e desempenho no esporte, exercício ou atividade física e a aplicação do conhecimento adquirido através deste estudo para a situação cotidiana.
O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.
Estudar a psicologia aplicada ao exercício se trata de investigar as causas e os efeitos das ocorrências psíquicas que o ser humano apresenta antes, durante e após o exercício. Sejam estes de cunho educativo, recreativo, competitivo ou reabilitador.
Certamente você já percebeu que, até para fazer uma simples academia, sua condição mental influencia diretamente na forma como você realiza o exercício. Alguns dias são melhores ou piores do que outros. Muitas dessas sensações são consequências de pensamentos, considerações, percepções de si mesmo e do mundo.
É importante alertar que o psicólogo esportivo não é um psicólogo clínico. Isto é, ele trabalha ensinando o atleta a explorar ao máximo sua habilidade esportiva. Com isso, aprende a lidar com as diversas emoções e sentimentos que ocorrem durante um treino ou competição. Emoções estas que podem ajudar ou atrapalhar o rendimento do atleta.
Os principais fatores que influenciam na prática do esporte são o planejamento, a percepção de si mesmo e a concentração. No planejamento são definidos os objetivos através de uma análise das condições ambientais, ou seja, onde está sendo realizado o treino, as interferências do ambiente no corpo do atleta, em seu comportamento e outros.
Independente da área de atuação em que o psicólogo do esporte esteja inserido, o seu comprometimento maior é com a saúde e o bem-estar dos indivíduos. Por isso é fundamental atuar de forma ética e responsável.
Agora que você sabe que as atividades física influenciam nas nossas emoções e no comportamento. Que tal começar a praticar a que esteja mais adequada para você. Vamos?
CUIDE-SE BEM. O MUNDO PRECISA DO SEU MELHOR.
SER CONSCIÊNCITE É VIVER O AQUI E AGORA.
Procure um profissional e invista no seu bem-estar!