A Segurança Psicológica é o principal alicerce das equipes de alto desempenho. Diversos estudos mostram uma relação direta entre Segurança Psicológica e maiores índices de engajamento e bem-estar, a maior criatividade e retenção de talentos, o que resulta em uma organização com maior desempenho.
Os Quatro Aspectos da Segurança Psicológica
1) Segurança em SE EXPRESSAR: É seguro para os membros da equipe se pronunciarem, exporem problemas, trazerem ideias e questionarem o Status-Quo.
2) Segurança em INTERAGIR: É seguro para os membros da equipe pedirem ajuda, engajarem em conversas difíceis, dar e receber feedback, engajarem com seus colegas e iniciarem e manterem um diálogo.
3) Segurança em APRENDER: É seguro para os membros da equipe fazerem perguntas, inovarem, arriscarem e aprenderem com os erros.
4) Segurança em PERTENCER: Os membros da equipe sentem-se apoiados e valorizados, e que ninguém irá prejudicá-los ou rejeitá-los deliberadamente
Práticas e Comportamentos para Criar e Nutrir um Ambiente de Segurança Psicológica
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- Reuniões Estruturadas : Deixa claro os momentos em que perguntas e reações são bem vindas em uma reunião, dando segurança em se expressar;
- Protocolos de Feedback: Dá segurança tanto para quem dá como para quem recebe feedback, gerando segurança nas interações;
- Reunião de Pre-Mortem: É possível antecipar diversas situações que possam fazer o projeto fracassar, gerando um diálogo proativo e favorecendo o aprendizado;
- Leitor de Temperatura: Gera um espaço seguro e incentiva a cada um que possa dizer como está se sentindo, antes de uma reunião.
A Segurança Psicológica é um bem coletivo, mas boa parte dela está nas mãos do Líder. O comportamento e as ações do líder são fundamentais. Não seria exagero afirmar que tudo o que o líder faz diante da equipe ou promove ou atrapalha a Segurança Psicológica. São diversos os comportamentos que um líder precisa modelar, e cito três que trazem um grande impacto:
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- Seja inclusivo nas tomadas de decisões: Peça por opiniões e feedback , e explique a razão por trás das decisões tomadas;
- Seja inclusivo em questões interpessoais: Esteja disponível e converse com seus colegas, expresse gratidão por contribuições da equipe, não permita que fofocas e comentários depreciativos cresçam;
- Demonstre escuta ativa: Mostre entendimento, espelhe, reafirme, sumarize, esteja presente e focado na conversa.
CUIDE-SE BEM.
O MUNDO PRECISA DO SEU MELHOR.
SER CONSCIENTE É VIVER O AQUI E AGORA.
Procure um profissional e invista no seu bem-estar!